Prevenção e Percas


Prevenção e Percas

O maior pesadelo para administradores supermercadistas é a quantidade de perdas nas lojas. Há diversos tipos e motivos de perdas, mas o importante é saber que todos podem ser prevenidos ou, pelo menos, minimizados.

As perdas de estoque são ainda mais graves para o varejista, sendo resultado de mercadorias estragadas ou danificadas e até mesmo produtos “perdidos” dentro do estoque.

Esse prejuízo costuma ser alto e prejudica muito os resultados (tanto na operação, quanto no lucro) de um supermercado.

Por isso, cada dia mais aumenta a importância da chamada Prevenção de Perdas. Uma série de estratégias e práticas para mitigar custos desnecessários.

Neste e-book você vai conhecer mais sobre Prevenção de Perdas, conceitos e dicas para que seu negócio tenha uma operação cada dia mais saudável.

Perdas no varejo

Antes de falar sobre prevenção de perdas, precisamos ver o que são perdas no varejo. São consideradas Perdas no Varejo, toda e qualquer interferência negativa no resultado da empresa, gerando a redução do lucro. Existem diversos tipos de perdas no varejo.

Perdas financeiras:

São aquelas que ferem os cofres da empresa, podendo ser, duplicidade de pagamentos, multas, impostos devidos e indevidos, juros, roubos e assaltos, inadimplência, seguros e muito mais.

Perdas comerciais:

Rupturas de estoque, acordos comerciais mal negociados, compras fora do momento e etc.

Perdas de RH:

Turnover (Métrica que calcula a rotatividade de funcionários, sejam pedidos de demissão ou quando a empresa dispensa o colaborador.) alto, clima organizacional ruim e etc.

Perdas administrativas:

Desperdícios de recursos (como água, energia, telefonia), excesso de manutenção por mau uso de equipamentos e etc.

Perdas legais:

São as que resultam de algum tipo de processo legal, das mais diversas esferas, como por exemplo, multas ou prejuízo por interrupção da operação, resultado de fiscalizações ou vigilância sanitária, processos trabalhistas, processos contra clientes, fornecedores e etc.

Perdas de produtividade:

Colaboradores desmotivados, demora no atendimento, excesso de burocracias e etc.

Perdas de clientes:

Atendimento que deixa a desejar, rupturas, produtos sem qualidade, reputação da empresa e etc.

Perdas de estoque:

Falta de controle no estoque, armazenamento deficiente, produtos que estragam ou suas

datas de validade expiram, compra excessiva e etc.

Agora, vamos entender o que é a Prevenção de Perdas em Supermercado?

Podemos definir a Prevenção de Perdas como uma série de estratégias para evitar esperdícios, muitas vezes frutos de má gestão, porque toda e qualquer perda no varejo, do furto ao produto cuja validade está muito próxima do vencimento até a ruptura, causa um impacto negativo que pode ser muito significativo no resultado da companhia.

Para termos uma ideia da importância da Prevenção de Perdas, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) (https://www.abras.com.br/economia-e-pesquisa/perdas/pesquisa-2020/), em 2020 as perdas impactaram 1,82% do faturamento líquido das empresas, como falamos na introdução deste material.

Porém, é importante ver que há um movimento das empresas para diminuir esse número. Conseguimos perceber isso ao analisar os dados da pesquisa de 2020, que nos mostra um crescimento de 5%, em relação a pesquisa anterior, quando falamos sobre varejistas que possuem uma área de prevenção de perdas.

Por isso, o foco em Prevenção de perdas é tão importante. Assim, a empresa consegue garantir uma operação melhor e uma boa margem de lucro.

Causas mais comuns de perdas

Ao identificar as causas das perdas, é mais fácil criar estratégias para evitar que se repitam. Por isso, a Prevenção de Perdas tem especial atenção em encontrar esses motivos e buscar formas de mitigá-los. Segundo a 20º Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros 2020, realizada pela ABRAS, as principais causas de perdas são:

Quebra operacional – 39%

Furto externo – 17%

Erros de inventário – 12%

Erros administrativos – 11%

Furto interno – 7%

Outros ajustes – 7%

Fornecedores – 7%

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas causas:

Quebra Operacional: Quando um produto está no estoque, mas não pode ir para as prateleiras. Por exemplo, quando a data de validade expira, o produto perecível estraga ou a mercadoria apresenta qualquer tipo de avaria.

Erros de Inventário: Um inventário mal feito pode ser a causa da perda de estoque, pois impacta em rupturas ou compras antes do necessário. Por isso, ferramentas de gestão com funcionalidade de inventários de estoque, dão exatidão e confiança nessa operação.

Furtos Externos: Pessoas que praticam furtos nas lojas.

Furtos Internos: Realizados por funcionários, podem ser perdas em produtos, bens e até dinheiro.

Erros Administrativos: Geralmente não são intencionais. São os casos de erros em notas fiscais ou mesmo dos dados imputados em sistemas.

Fornecedores: Quando o fornecedor busca fraudar a empresa, seja no recebimento ou na qualidade dos produtos fornecidos. Por isso, uma boa seleção de fornecedores é fundamental para todos os tipos de negócio.

Outros Ajustes: Ajustes que não se consegue identificar. Entre os produtos mais sujeitos a perdas temos bebidas e carnes. E isso, no ranking de perdas por artigos, seja em quantidade como em valor das mercadorias.

Infelizmente, nessa taxa entram casos de furto interno, mas a facilidade de avaria das garrafas de bebidas e as necessidades especiais de estocagem das carnes representam grande parte dessas perdas.

Como fazer uma boa Prevenção de Perdas?

Todo supermercadista sabe da importância de se ter um alto giro de estoque para

manter o fluxo em caixa sempre positivo e saudável, e para isso é preciso comprar

bem. Isso é, encontrar o ponto de pedido certo para suas lojas e CDs. É importante

monitorar frequentemente a cobertura de estoque dos produtos, evitando que se tenha

estoque demais (o que pode gerar perdas), mas ao mesmo tempo evitando que se

tenha pouco produto em seu depósito (gerando rupturas, insatisfação dos clientes e

consequentemente perda de vendas).

Desta forma, podemos afirmar que a prevenção de perdas começa nas compras.

Porém, como vimos, há vários tipos de perdas no varejo. Por isso, podemos traçar um

fio condutor entre elas: Evitar gastos desnecessários e seguir boas práticas de gestão

empresarial.

Tendo isso em mente, um dos maiores aliados na Prevenção de Perdas é um sistema

automatizado de gestão. O ERP MZ Control, por exemplo, possui controles de compras e

vendas, estoque, além de análise de resultados e dashboards.

Outra dica é criar um setor de prevenção de perdas dentro do supermercado. Essa

equipe busca, entre outras ações, formas de otimizar processos e controlar as

informações que circulam na empresa.

Para te ajudar nessa questão, preparamos algumas boas práticas para te ajudar a prevenir as perdas em seu supermercado.

Prevenção de perdas de estoque

Existem vários processos que podem ser verdadeiras fontes de perdas no varejo, mas poucas são tão impactantes quanto a de estoque. Veja dicas práticas para uma ótima prevenção de perdas de estoque:

Recebimento das mercadorias

É um processo onde podem ocorrer muitas perdas. Por isso, deve-se ficar atento na conferência da nota fiscal com os itens, quantidades recebidas, qualidade da entrega (se não há avarias em produtos e embalagens) e etc.

Armazenagem

O local de armazenagem das mercadorias deve ser limpo, organizado e bem iluminado para facilitar o acesso durante a reposição dos produtos.

Estoque de produtos perecíveis

Quando se tratar de mercadorias perecíveis ou congelados, uma série de cuidados devem ser tomados, além da atenção a lotes e datas de validade.

Para termos ideia de sua importância, a pesquisa realizada pela ABRAS que já citamos anteriormente, mostrou que 76% das perdas de um supermercado se dão com perecíveis.

Por isso, não deixe de investir em como diminuir as perdas do seu supermercado em perecíveis. Afinal, como pudemos ver, elas representam a maior parte do que é perdido em um supermercado.

Trocas e devoluções

É necessário ter um processo organizado para realização das trocas para garantir que o produto retorne ao estoque corretamente, ou seja, devolvido ao fornecedor.

Inventários

A contagem do estoque é um dos principais processos para identificar a origem de perdas e deve ser feito periodicamente.

Rotinas e controles diários

Além da contagem dos produtos, uma forma de identificar e evitar as perdas é a introdução de rotinas diários para verificar o estoque, os produtos expostos e produtos com potenciais rupturas.

Cuidado com furtos

Estudos apontam que os furtos são a segunda maior causa de perdas no varejo, atrás apenas de quebras operacionais. Por isso, veja uma série de dicas para lidar furtos, como por exemplo, investir em treinamento da equipe e tecnologias (como câmeras de circuito interno).

Além disso, furtos podem ser externos ou internos, o que significa que os próprios colaboradores foram os agentes dessas perdas.

Calcule o Shelf Life da mercadoria recebida

Shelf life, ou vida útil, é o tempo que um alimento preparado permanece fresco, saudável. Ou seja, é o período de tempo que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis possuem antes de serem considerados inadequados para o consumo.

O shelf life de um produto começa a partir da sua data de fabricação e depende de diversos fatores como, os ingredientes utilizados, seu processo de produção, condições de higiene,

armazenamento, e até mesmo o tipo de embalagem utilizada.

Para determinar o Shelf Life de um produto são analisadas as características sensoriais como aroma, textura, sabor, aparência, características físicas e também microbiológicas.

Ter uma área para os produtos próximos ao vencimento

Ter uma área que oferece uma margem de desconto alta para o seu cliente, separado do restante das gôndolas, é uma alternativa para diminuir suas perdas. Porém, para que isso não te cause dores de cabeça, lembre-se sempre de sinalizar de forma clara, assim o seu consumidor já realiza a compra ciente do rápido vencimento do produto.

Invista em um bom sistema de prevenção de furtos

Segundo o estudo realizado pela ABRAS, os furtos representam ¼ de toda perda do supermercado, sendo furtos externos 17% das perdas e os furtos internos, representando 7% do total.

Por isso, um dos seus focos, deve ser o de investir em tecnologia, uma vez que elas evitam que os prejuízos com furtos aumente com o passar dos anos.

O uso de câmeras, muitas vezes não sinalizadas e em locais estratégicos pode inibir furtos de clientes e funcionários. Além disso, o uso de etiquetas eletrônicas em suas mercadorias mais

visadas (como destilados, por exemplo) é algo que te ajudará a diminuir e quase inibir o furto desse tipo de material.

Reaproveitamento de produtos

O reaproveitamento de produtos que não podem mais ser vendidos. Pães amanhecidos, fruta machucada ou legume com avaria em alguma parte deve ser uma alternativa para o seu estabelecimento. Além de reaproveitá-los, torna-se possível oferecer para o consumidor esses produtos com um menor valor.

Produtos como a farinha de rosca caseira, um suco natural ou uma sopa são grandes atrativos para seu cliente.

Essas dicas são bem úteis para diminuir as perdas no supermercado em geral. Mas, um dos tipos de perdas mais sensíveis aos varejistas e que certamente merece uma atenção a

mais, são as perdas de estoque. Por isso que, iremos abordar agora, algumas boas práticas que te ajudam a prevenir as perdas de estoque.

Prateleira própria para os FLVs

Ter uma prateleira própria para os FLVs é essencial para diminuir suas perdas. Com menor volume de produtos, esse tipo de prateleira permite uma melhor disposição dos alimentos, sem a necessidade de ter um alto empilhamento, o que acaba estragando muitas frutas. Porém, esse tipo de display demanda uma reposição maior, mas tem muito menos perda, o que acaba compensando a escolha.

Conclusão

Agora que você sabe o que é Prevenção de Perdas e a sua importância, está na hora de botar de por em prática. Reveja processos e tenha atenção nas dicas que demos.

Grande parte das perdas no varejo podem ser evitadas, o que representa mais recursos para investir no negócio e uma maior margem de lucro!

Nós da MZ Sistemas esperamos com esse post ter ajudado a impulsionar os resultados da sua empresa.

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